terça-feira, 21 de abril de 2009

lascô!

"Baixa atividade do sol intriga astrônomos

Astro está em um de seus períodos de menor atividade em quase 100 anos, mas isso não reverte efeitos do aquecimento global.

O sol passa por um de seus períodos mais quietos por quase um século, praticamente sem manchas solares (explosões na atmosfera solar) e emitindo poucas chamas.

A observação da estrela mais próxima da Terra está intrigando os astrônomos, que estão prestes a estudar novas imagens do sol captadas no espaço na Reunião Nacional de Astronomia do Reino Unido.

O sol normalmente passa por ciclos de atividade de 11 anos. Em seu pico, ele tem uma atmosfera efervescente que lança chamas e "pedaços" gasosos super quentes do tamanho de pequenos planetas. Depois deste pico, o astro normalmente passa por um período de calmaria.

Esperava-se que o sol voltasse a esquentar no ano passado depois de uma temporada de calmaria. Mas em vez disso, a pressão do vento solar chegou ao seu nível mais baixo em 50 anos, as emissões radiológicas são as mais baixas dos últimos 55 anos e as atividades mais baixas de manchas solares dos últimos 100 anos.

Segundo a professora Louise Hara, do University College London, as razões para isso não estão claras e não se sabe quando a atividade do sol vai voltar ao normal.

"Não há sinais de que ele esteja saindo deste período", disse ela à BBC News."


fonte BBC

se bem me lembro um professor meu uma vez me disse que quando uma estrela esta proxima de se apagar ela primeiro de compacta ao maximo e aew implode...lembrando muito o big bag,so que de uma forma mais amena...não sugando tudo a sua volta...é terra..é terraqueos..é nós..foi mal!


2 comentários:

Luiza disse...

Interessante...

uma vez li no blog de um astrônomo o que eles não falam muito... a Nasa está calculando a próxima tempestade solar pra 2012, meio que fazendo jus a teoria lá dos maias e mais outras convegências que serão problema nesse mesmo ano, como a cidade de São Paulo se afundar em trânsito e o fim das combinações possíveis pra formar números de ip...
Uma vez um professor de física meu disse que uma boa característica das grandes tempestades solares é que um certo período antes delas acontecerem há muita calma e as manchas solares já inchadas desaparacem por um tempo e aparecerem pelo mundo afora aquelas auroras bonitas coloridas (q tem acontecido mt). Depois vem o prejuízo... =p

A primeira coisa que acontece depois duma tempestade dessas é um pulso eletromagnético. Todos os GPSs param imediatamente e em raios de kms qualquer coisa que use energia, como satélites e aviões automáticos já eram... celular, nem pensar então.

qdo tem essas tempestades, geralmente dão blackout em cidades inteiras... isso pq são inibidas pela própria corrente magnética da Terra. Mas como se tem comprovado que ela tem variado com grandes chances de se inverter ou diminuir muito... ninguém sabe (ou não quer admitir) o que irá acontecer... Mas é provável que o mundo como conhecemos irá provavelmente acabar mesmo...

E talvez seja até bom... com mais necessidades as pessoas se aproximariam e se amariam mais.

http://science.nasa.gov/headlines/y2006/10mar_stormwarning.htm

bjos

Universo Cidade disse...

"se bem me lembro um professor meu uma vez me disse " , vc tem sorte de poder usar essa frase ...a minha é "eu nunca me lembro"